TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

+8
gustavofranco
Inez
merllinesantos
RICARDO
DENISEAZEVEDO
lismartins
SIMONE
Administrador
12 participantes

Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  Administrador Qui Jan 27, 2011 5:19 pm

Citar é de caráter extremamente importante para a concretização de um bom trabalho. Quando citamos alguém em nosso trabalho, creditamos a este uma credibilidade muito maior, visto que seus argumentos são confirmados por outras pessoas, teses, artigos, livros, enfim. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) classifica e divide a citação em três:

Citação direta
---Citação direta de três linhas.
---Citação direta de mais de três linhas.
Citação indireta ou paráfrase;
Citação de citação ou citação triangulada.

Analisemos cada uma delas:

Citação direta de até três linhas

É a transcrição exata do corpo de um texto, vem entre aspas e contém o nome do autor e o ano do livro de sua publicação, por exemplo:

Após a preparação da mente pela concentração e relaxamento, é de atitude ponderada, também, que exista um aquecimento do cérebro, e assim, aumentar o aproveitamento do que for estudado. Diz William Douglas (2007, p.261), “Logo que você começa a estudar seu cérebro vai ‘aquecendo’, você vai se concentrando e chega a um estágio ideal de rendimento.” Este aquecimento pode variar entre os estudantes.

A citação é de William Douglas, retirado de seu livro publicado em 2007 da página 261. A citação tem apenas duas linhas, logo, esta é a estrutura correta.

Citação direta de mais de três linhas

Vem em um parágrafo exclusivo. Neste parágrafo o tamanho da fonte diminui dois números (de 12 vai pra 10) e todo texto não fica entre aspas. Há uma quebra de linha entre ele e o parágrafo anterior. Ele é recuado 4,5 cm para a direita sem contar com os 2 cm da formatação padrão. Ou seja, no total serão 6,5 cm recuados da margem esquerda da folha.

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Citaaa10

Insta salientar que quando destacamos alguma palavra na citação direta de alguém, devemos colocar a expressão "grifo nosso" depois da página citada. Caso o grifo seja do autor, coloca-se "grifo do autor".

Citação indireta ou paráfrase

É a transcrição de um trecho utilizando nossas próprias palavras. Segue a mesma estrutura da citação direta de até três linhas, só que sem aspas. Por exemplo:

Segundo Losier (2007, p.38) nossos sentimentos se dividem em negativos e positivos.

Se quisermos colocar o nome por último, ele vem entre parênteses junto com o ano e a página. Isto pode ser feito em qualquer tipo de citação. Por exemplo:

Nossos sentimentos se dividem em negativos e positivos (LOSIER, 2007, p.38).

Citação de citação ou citação triangulada

É uma citação de uma citação, como o próprio nome diz. Colocamos a expressão "apud" antes do autor que realmente está a citação. Por exemplo:

O professor Ricardo Soares (1997 apud WILLIAM DOUGLAS, 2007, p.152, grifo nosso) discursa sobre o assunto dizendo: “O Sistema Elo que consiste na associação de imagens mentais onde lançaremos mão da memória visual para a construção de uma tela mental, que é um poderoso recurso para fazer o registro de informações.”



Algumas orientações

1- Em citações feitas no final da frase o sobrenome do autor, o ano de publicação da obra e a página estarão no final do corpo do texto citado. Neste caso o sobrenome do autor ficará em caixa alta.

2- Não deixe um parágrafo apenas com uma citação, a não ser que seja direta com mais de três linhas.

3- Não contradiga a citação nem, tampouco, conteste-a. Ela está lá para dar credibilidade ao que se escreve e não com intuito de contradizer ideias.

4- Não encerre um capítulo ou subcapítulo com uma citação. Escreva um pequeno comentário antes e depois.

5- Faça, pelo menos, de 1 a 3 citações por folha.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty citações de internet

Mensagem  SIMONE Sex Jun 24, 2011 1:22 pm

Olá, sendo as minhas pesquisas realizadas pela internet, na hora de citar devo seguir os mesmos parâmetros de uma citação bibliografica?
Att. Question
SIMONE
SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty SIMONE

Mensagem  Administrador Sex Jun 24, 2011 3:19 pm

Olá Simone,

Olha, em sua outra pergunta eu já respondi as duas perguntas rsrs...

Dê uma olhada neste link: https://guiatcc.forumeiros.com/t7-as-metodologias#46

Qualquer coisa, se você quiser, posso lhe enviar uma parte de uma monografia que tem citação de sites para você ver, na prática, como funciona.

Sem mais,

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty citação de fórum de discussão

Mensagem  lismartins Sáb Out 01, 2011 5:45 pm

Estou fazendo um tcc para pós graduação e tenho que citar comentários escritos num fórum de discussão. Também preciso citar comentários feitos numa comunidade do orkut. Como faço isso? Existe norma ABNT para isso?

Além da citação, como faço a Referência para o fórum de discussão e para a comunidade do orkut?

Agradeço seu auxílio,
Elisa



lismartins
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty modo de citação e referência

Mensagem  Administrador Qui Out 06, 2011 12:13 pm

lismartins escreveu:Estou fazendo um tcc para pós graduação e tenho que citar comentários escritos num fórum de discussão. Também preciso citar comentários feitos numa comunidade do orkut. Como faço isso? Existe norma ABNT para isso?

Além da citação, como faço a Referência para o fórum de discussão e para a comunidade do orkut?

Agradeço seu auxílio,
Elisa



Este é um fórum de discussão. Poderia me citar da seguinte maneira:

Segundo Ferraz (2011)¹ >>>> e na nota de rodapé coloca assim: Disponível em: <link aqui>. Acesso em: 06 Out. 2011.

Nas referências ficaria assim:

FERRAZ, Pedro Henrique dos Santos. Modo de citação e referência. 2011. Disponível em: <link>. Acesso em: 06 Out. 2011.

Para comunidade do orkut vai depender muito de como está a informação, entende?

Nunca vi nenhuma citação ou referência do orkut rsrsrs...

Me passa o link que eu a ajudo, okay?

Cordialmente,

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Dúvida

Mensagem  DENISEAZEVEDO Sáb Out 08, 2011 10:41 pm

Prezados,

Tenho dúvidas em relação a citação de três autores ao mesmo tempo, inclusive pelo fato de ter que citá-los várias vezes no TCC, não dá para ficar repetindo por exemplo: Segundo Carvalho, Passos e Saraiva. Teria outra forma sem ser esssa de ter que ficar repetindo várias vezes os nomes dos autores? Sei que existe uma forma que escreve-se et al, mas não sei como funciona.
Por favor seria possível me responder essa questão.
Desde já muito obrigada,

Denise

DENISEAZEVEDO

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Resposta à Denise

Mensagem  Administrador Dom Out 09, 2011 12:47 am

DENISEAZEVEDO escreveu:Prezados,

Tenho dúvidas em relação a citação de três autores ao mesmo tempo, inclusive pelo fato de ter que citá-los várias vezes no TCC, não dá para ficar repetindo por exemplo: Segundo Carvalho, Passos e Saraiva. Teria outra forma sem ser esssa de ter que ficar repetindo várias vezes os nomes dos autores? Sei que existe uma forma que escreve-se et al, mas não sei como funciona.
Por favor seria possível me responder essa questão.
Desde já muito obrigada,

Denise

Bom dia,

Olha, na verdade há sim duas formas para fazer isso.

Primeiro é ficar repetindo mesmo rsrs...

A segunda é usar o termo "ibid" na nota de rodapé para falar que se trata do mesmo autor. Por exemplo?

Segundo Fulano e Beltrano (2011), os celulares da China não têm garantia.

...quando você for citar o fulano e beltrano de novo, você coloca assim:

Segundo os autores¹ bla bla bla... <<<< explicação: você coloca uma nota de rodapé no depois da palavra autores, e lá na nota em si você digita: ibid

Ibid quer dizer: mesmo autor ou mesmos autores.

O termo et al só é usado quando existem mais de 3 autores. Daí você coloca assim: Segundo Fulano et al (2011) bla bla bla...

Existe um termo que também pode ser usado quando você for citar a mesma página do autor novamente. É o "loco citato" ou "loc. cit."

Por exemplo:

Primeiro momento: Segundo Ferraz (2009, p.80) bla bla...

Segundo momento: Segundo Ferraz (2009, loc. cit.) bla bla <<<ou seja, na mesma página referenciada anteriormente, isto é, na página 80.

__________________________________________________

E existem vários outros recursos para utilizarmos nos trabalhos acadêmicos.

Dê uma olhada neste link: http://busca.unisul.br/trabalhos_academicos/5_1_notasreferencia.htm

Espero tê-la ajudado.

Cordialmente,

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Citação de comunidade do Google

Mensagem  lismartins Dom Out 09, 2011 10:31 am

Este é um fórum de discussão. Poderia me citar da seguinte maneira:
Segundo Ferraz (2011)¹ >>>> e na nota de rodapé coloca assim: Disponível em: <link aqui>. Acesso em: 06 Out. 2011.
Nas referências ficaria assim:
FERRAZ, Pedro Henrique dos Santos. Modo de citação e referência. 2011. Disponível em: <link>. Acesso em: 06 Out. 2011.
Para comunidade do orkut vai depender muito de como está a informação, entende?
Nunca vi nenhuma citação ou referência do orkut rsrsrs...
Me passa o link que eu a ajudo, okay?
Cordialmente,
Pedro Ferraz.

Pedro,
Meu tcc é sobre o uso do Google Tradutor por alunos de escolas públicas, então, preciso citar alguns tópicos e/ou comentários das comunidades de tradutores http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=50302&tid=5466164535003389224&kw=google e também de comunidades sobre o Google Tradutor, que são 1- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92495721 ; 2- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=53866920 ; 3- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36601318

Pensei em fazer a citação igual a que você indicou acima e na nota de rodapé eu indico o título do tópico, o link da comunidade e a data de acesso.

Abraços,
Elisa

lismartins
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty CITAÇÕES

Mensagem  RICARDO Qui Dez 08, 2011 2:41 pm

Olá minha duvida é a seguinte eu quero saber se eu posso fazer a monografia so com citaçoes diretas ou se eu tenho obrigação de misturar as citações e tambem se eu tenho que escrever algo tipo opinião em cada citação que eu colocar na monografia
obrigado

RICARDO

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty lismartins e ricardo

Mensagem  Administrador Sex Dez 30, 2011 9:51 pm

Lismartins,

Você pode fazer o seguinte:

Segundo fulano (alguém que tenha falado algo na comunidade do orkut) (ano em que falou) [aqui entra a nota de rodapé] blablabla...

Olha, mas antes de citar este processo, tenha em mente de que há outras fontes de citação que tem muito mais integridade do que fontes virtuais rsrs...

Todavia, se for imprescindível, tente, antes de citar esta fonte do ORKUT, mostrar de onde é tirada esta citação, o que é ORKUT e o porquê de utilizar este meio.

Referência fica assim:

SOBRENOME DO FULANO, Nome do Fulano. Título da postagem: subtítulo da postagem **se houver**. ano. Disponível em: <link>. Acesso em: 22 dez. 2010 **exemplo**.

_____________________________________________

RICARDO,

Você não é obrigado a usar todos os tipos de citação. Entretanto, eu o aconselho a utilizar, ao menos, uma vez cada tipo desses estilos de citação:

CITAÇÃO DIRETA
CITAÇÃO INDIRETA
CITAÇÃO DIRETA DE MAIS DE TRÊS LINHAS
CITAÇÃO TRIANGULADA

Lembre-se que o TCC é um trabalho de gênero técnico-científico, ou seja, além de exigir conhecimentos técnicos (particularidades de cada curso) exige, outrossim, conhecimentos de metodologia científica.

Você, Ricardo, fazendo uso de todos os tipos de citação e elaborando um bom trabalho (sem plágio) transmitirá ao leitor (orientador, professor, examinador) não apenas excelência técnica, mas, também, maturidade acadêmica (científica).

Até mais!

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty RICARDO (DISCURSO AUTORAL

Mensagem  Administrador Sex Dez 30, 2011 10:07 pm

RICARDO escreveu:Olá minha duvida é a seguinte eu quero saber se eu posso fazer a monografia so com citaçoes diretas ou se eu tenho obrigação de misturar as citações e tambem se eu tenho que escrever algo tipo opinião em cada citação que eu colocar na monografia
obrigado

RICARDO,

Olha, o TCC não é feito apenas de citações, você deve, obrigatoriamente, fazer comentários sobre tais citações.

Lembre-se que as citações são uma ferramenta a ser utilizada na confecção do TCC, e não um recurso a ser utilizado de modo restrito.

A citação é para comprovar que o que você "fala" tem fundamento, e que não está dizendo ou propondo uma quimera.

Faz o seguinte: utilize, como falei no post anterior, todos os tipos de citação. Depois siga esta sequência:

CITAÇÃO
COMENTÁRIO
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
...

E, pelo amor do bom Deus, não faça parágrafo com apenas um período. Período é "letra maiúscula e ponto final", isto é, uma frase que começa com a letra maiúscula e termina no ponto final. Tente colocar 3 pontos finais no seu parágrafo antes de iniciar outro, tudo bem?

OBS: isto tira ponto na hora da correção!

Até mais.

Pedro Ferraz
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Re: Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  merllinesantos Dom Out 21, 2012 8:34 pm

Meu TCC é em formato de artigo e eu gostaria apenas de citar o nome de uma pessoa (que não é nenhum autor ou algo do tipo). Como devo fazer essa citação?
Desde já agradeço.

merllinesantos

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty CITAÇÃO

Mensagem  Inez Seg Out 22, 2012 7:02 pm

Olá,

Por favor, me dê exemplos de citações com comentários só para ter uma ideia como devo fazer os comentários após as citações na monografia.

Desde já agradeço,
Inez

Inez
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty MERLINE SANTOS

Mensagem  Administrador Sex Nov 16, 2012 3:14 am

merllinesantos escreveu:Meu TCC é em formato de artigo e eu gostaria apenas de citar o nome de uma pessoa (que não é nenhum autor ou algo do tipo). Como devo fazer essa citação?
Desde já agradeço.

De acordo com a norma NBR 10520 da ABNT (2002, p.2-3):

5.5 Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre
parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

Exemplo: No texto:
O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)1.
No rodapé da página:
_________________
1 Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

Lembre-se que:

-Este tipo de citação não é referenciada no final do trabalho;
-Deve-se evitar usar este tipo de citação para fundamentar dados importantes no trabalho;
-Estes tipos de citação devem ser evitados, já que, uma vez não possuindo fonte comprovada, não dispõem de muita fidedignidade.

Att.

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty INEZ

Mensagem  Administrador Sex Nov 16, 2012 3:24 am

Inez escreveu:Olá,

Por favor, me dê exemplos de citações com comentários só para ter uma ideia como devo fazer os comentários após as citações na monografia.

Desde já agradeço,
Inez

Lembre-se que o comentário pode vir antes de citação, a qual fundamentará o que foi afirmado, outrora, por você.

Um exemplo:

Todavia, a concentração vem mais facilmente com o relaxamento. Não é tão fácil concentrar-se quando não se está relaxado. Contas atrasadas, compromissos profissionais, brigas familiares, dores no corpo, enfermidades, enfim, acontecimentos e preocupações diversas os quais acabam por atrapalhar muito na hora de ter que consolidar uma atenção profunda. Um exemplo de como a falta de relaxação influencia negativamente na vida de outrem, é o nervosismo na hora da realização dos exames. “Em outras palavras, a concentração depende de quatro fatores: hábito, interesse, relaxamento e emoção.”(DUDLEY 1995, p.72, grifo nosso).

Espero que tenha entendido.


Att.

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Citação de ebooks

Mensagem  gustavofranco Sex Nov 23, 2012 11:25 am

Bom dia!

Não consigo encontrar em nenhuma norma como realizar citações provenientes de ebooks, uma vez que eles trabalham com posições, ao invés de páginas. Alguma orientação com relação a isso?

Desde já agradeço,
Gustavo.

gustavofranco
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty RESPOSTA A GUSTAVO FRANC

Mensagem  Administrador Sex Nov 23, 2012 11:56 am

gustavofranco escreveu:Bom dia!

Não consigo encontrar em nenhuma norma como realizar citações provenientes de ebooks, uma vez que eles trabalham com posições, ao invés de páginas. Alguma orientação com relação a isso?

Desde já agradeço,
Gustavo.

Gustavo, tente proceder à citação INDIRETA, isto é, aquela que não é necessária a indicação de página. Lembre-se que citações indiretas devem ser bem parafraseadas para não configurar uma citação direta, onde são transcritas, integralmente, as ideias do autor. Exemplo: De acordo com Ferraz (2010), bla bla bla...

você também pode fazer uso de um recurso permitido da abnt que se chama PASSIM. Este é colocado após o ano na citação, para indicar que foram mencionadas informações não somente de uma página do livro, mas de várias aleatórias:

ABNT NBR 10520:2002:
d) Passim – aqui e ali, em diversas passagens – passim;
Exemplo:
__________________
5 RIBEIRO, 1997, passim.

Em último caso, se realmente for necessário, conte as páginas do livro ebook pelo próprio pdf, excluindo a capa.

Att.

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Re: Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  gustavofranco Sex Nov 23, 2012 12:23 pm

Obrigado pela rápida resposta Pedro.
Estou usando um ebook da Kindle, um problema desse formato é que se você aumenta ou diminui o tamanho da fonte, ou se você lê na horizontal ou na vertical, isso muda totalmente a quantidade de páginas do livro. Vou optar por manter o uso de citações indiretas.

Existe algum recurso que me permita citar o autor no começo de uma seção de forma a dizer que tudo o que estará naquela seção será baseado nessa determinada referência? Ou tenho que realmente colocar a referência em cada parágrafo?

Desde já agradeço,
Gustavo.

gustavofranco
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty RESPOSTA A GUSTAVO FRANCO

Mensagem  Administrador Sex Nov 23, 2012 1:16 pm

gustavofranco escreveu:Obrigado pela rápida resposta Pedro.
Estou usando um ebook da Kindle, um problema desse formato é que se você aumenta ou diminui o tamanho da fonte, ou se você lê na horizontal ou na vertical, isso muda totalmente a quantidade de páginas do livro. Vou optar por manter o uso de citações indiretas.

Existe algum recurso que me permita citar o autor no começo de uma seção de forma a dizer que tudo o que estará naquela seção será baseado nessa determinada referência? Ou tenho que realmente colocar a referência em cada parágrafo?

Desde já agradeço,
Gustavo.

Disponha, Gustavo.

Se quiser que eu te ajude mais em relação à página, peço que me envie o ebook para averiguar a situação.

Quanto à referência/citação no início do capítulo dizendo que tudo está baseado no autor é configurado um grave erro metodológico por muitas instituições de ensino, para não dizer todas. Nada o impede de dizer que a referida etapa do seu trabalho será embasada, principalmente, embora não exclusivamente, nos pressupostos teóricos do autor X.

O que eu penso que você quer fazer é citar o autor no começo para poder transcrever uma boa parte do Ebook ou de qualquer outra fonte no seu trabalho, certo? Isto é considerado inadequado.

Tente encaixar as citações de partes específicas do livro do autor X, de forma a você conseguir encaixar seu próprio discurso (discurso autoral) entre as citações. Compare estas ideias dos autores com doutrinas de outros livros e artigos científicos. Pesquise o Google Livros e Google Acadêmico. Não faça da maneira a qual cogitou fazer.

Um abraço.

Att.

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Citação de um texto inteiro

Mensagem  vcapitoli Qua Dez 05, 2012 10:31 pm

Olá boa noite!! Quero tirar uma dúvida, estou fazendo um artigo de MBA e quero citar, ou seja, copiar e colar um texto inteiro de um site da Internet que fala sobre a vida do Steve Jobs. Quero utiliza-lo como estudo de caso para depois analisar o trajetoria dele dentro da empresa.. Isso é possível sem ser considerado plágio?

Obrigada

vcapitoli

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty RESPOSTA A VCAPITOLI

Mensagem  Administrador Dom Dez 09, 2012 12:13 pm

vcapitoli escreveu:Olá boa noite!! Quero tirar uma dúvida, estou fazendo um artigo de MBA e quero citar, ou seja, copiar e colar um texto inteiro de um site da Internet que fala sobre a vida do Steve Jobs. Quero utiliza-lo como estudo de caso para depois analisar o trajetoria dele dentro da empresa.. Isso é possível sem ser considerado plágio?

Obrigada

Olá, amigo,

Bom, para esta situação em específico, eu sugiro que você coloque toda esta informação no ANEXO. No título do anexo você colocaria uma nota de rodapé para explicar, lá no rodapé da página, que a informação foi fielmente retirada do local X.

O importante é deixar claro que aquele texto pertence a outra fonte e que foi ali reproduzido para fins de estudo de caso no capítulo Y.

Quando começar um capítulo específico (ou subcapítulo) para estudo de caso, não se esqueça de falar no começo do capítulo que este estudo de caso refere-se ao conteúdo do ANEXO X.

Qualquer dúvida a mais poste aqui, amigo!

Abraço

Att.

Pedro Ferraz
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Como citar sem saber o ano de publicação?

Mensagem  Ftbispo Ter Fev 26, 2013 2:27 pm

Boa tarde! Estou escrevendo uma tese de doutorado e estou com dúvidas sobre citar alguns textos que não consegui encontrar o ano de publicação. Como posso fazer esta referencia? Desde já agradeço sua ajuda e atenção.

Ftbispo

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Resposta Ftbispo

Mensagem  Administrador Sáb Ago 03, 2013 3:04 am

Ftbispo escreveu:Boa tarde! Estou escrevendo uma tese de doutorado e estou com dúvidas sobre citar alguns textos que não consegui encontrar o ano de publicação. Como posso fazer esta referencia? Desde já agradeço sua ajuda e atenção.

Na verdade a ABNT oferece várias possibilidades quando não se sabe o ano exato da obra.

Você não sabe o ano específico, mas saberia indicar qual década o século se trata a citação?
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Dúvida sobre citação de norma ABNT

Mensagem  jcarlos Seg Out 21, 2013 10:25 am

Olá, estou com dúvida sobre a maneira correta de fazer citação de norma ABNT, principalmente na primeira citação.
Por exemplo está correto a citação abaixo?
Na definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da Norma Brasileira (NBR) 6118 - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, lajes são “elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais ao seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes. Placas com espessura maior que 1/3 do vão devem ser estudadas como placas espessas”.
Numa próxima citação (indireta por exemplo) posso fazer da seguinte maneira: De acordo com a ABNT NBR 8681/84 - Ações e Segurança nas Estruturas, os carregamentos...

jcarlos

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Re: Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  Willy Karlla Sex Jan 31, 2014 5:46 pm

Olá, estou tentando fazer meu tcc, e estou com bastante dúvida em relação as citações. Em referências que tem 3 autores, eu devo colocar o nome dos 3 na citação ou apenas o nome de 1 ?

Desde já, obrigada!

Willy Karlla

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda a citar e conheça os tipos de citação. Empty Re: Aprenda a citar e conheça os tipos de citação.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos