TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir.

2 participantes

Ir para baixo

Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir. Empty Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir.

Mensagem  Administrador Qua Jan 26, 2011 1:33 am

Para você iniciar a redação do TCC, é necessário que você saiba alguns aspectos importantes:

1- É de atitude ponderada ter um projeto de base e saber tudo que vai colocar no TCC, isto é, ter um esqueleto do trabalho. Um sumário provisório é uma ótima opção pra quem vai começar a redigir o trabalho.

2- Devemos separar o trabalho para cada um usando critério de afinidade com o que será feito. Numa divisão de trabalho de um grupo de 6 pessoas, por exemplo, três duplas trabalharão melhor do que o grupo inteiro junto. Devemos nos dividir em tarefas como: digitação, coleta de informações, entrevistas, redação do conteúdo do TCC, enfim.

3- É de atitude prudente começar-se a redação do TCC o quanto antes. Não deixe nada para depois.

4-Tenha sempre em mão e como apoio o projeto de pesquisa. Ele sempre o guiará quando não souber se algum assunto é relevante e pertinente a sua pesquisa ou não.

5- Lembre-se que um texto científico, segundo o professor Alexandre Pereira (2010), tem como objetivo criar condições que sustentem exercícios consistentemente argumentados de descrição, interpretação, análise, reflexão para alcançar respostas ou soluções para o problema investigado. Logo, devem primar pela clareza e pela fundamentação que só o rigor conceitual (citações e referencial teórico) é capaz de oferecer.

6- Tente dividir os capítulos em até, no máximo, quatro; mais do que isto, provavelmente, não será necessário.

7- Todo começo de capítulo e subcapítulo deve conter um parágrafo introdutório. Neste parágrafo é escrito uma síntese do que se trata aquele capítulo ou subcapítulo, bem como os autores utilizados no mesmo. Eles aparecem de forma hierárquica, isto é, sempre que adicionarmos um número ao tópico, este terá de ter um parágrafo introdutório. Ele estará sempre presente em capítulos e subcapítulos que darão origem a novos subcapítulos. Exemplo:

CAP 1
Parágrafo introdutório
1.1
1.2
1.2.1
Parágrafo introdutório
1.2.2
1.3
CAP 2
Parágrafo introdutório
2.1
2.2
2.3
2.3.1
Parágrafo introdutório
2.3.2
2.3.2.1
Parágrafo introdutório
2.3.2.2
2.4
CAP 3
Parágrafo introdutório
3.1
3.2
3.3

É possivel perceber que a cada número adicionado aos níveis de capítulo e subcapítulo há um parágrafo introdutório.

Observação importante: O capítulo ou subcapítulo no qual aparece o parágrafo introdutório não haverá outros tipos de textos, senão apenas o conteúdo do parágrafo introdutório.

8- Não podemos expressar ideias como: eu acho, eu penso, eu suponho, eu acredito etc.

9- Tente acabar um capítulo finalizando-o em dois ou três parágrafos em tom conclusivo.

10- Nunca plagie

11- Faça de 1 a 3 citações por página.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir. Empty Referências

Mensagem  Fabiana Dom Out 02, 2011 1:14 pm

Posso transcrever partes de um material de aula sem citar e apenas colocar nas referências bibliográficas?

Fabiana

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir. Empty Dúvida de referências...

Mensagem  Administrador Dom Out 02, 2011 5:39 pm

Fabiana escreveu:Posso transcrever partes de um material de aula sem citar e apenas colocar nas referências bibliográficas?

Fabiana,

Só entra nas referências o que foi citado no trabalho, e não consultado, entende? Arrow

Se você transcrever como uma paráfrase (falar sobre uma ideia com suas próprias palavras), a ABNT fala que mesmo assim temos de usar a citação e colocar nas referências também.

Caso for colocar seu material no trabalho, cite-o e referencie-o, tudo bem?

Cordialmente,

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir. Empty Re: Confira 11 dicas e saiba o que fazer, quando fazer e como fazer antes de começar a redigir.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos