TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Introdução fácil e descomplicada

5 participantes

Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty Introdução fácil e descomplicada

Mensagem  Administrador Ter Jan 25, 2011 2:47 pm

Uma introdução, como o próprio nome já diz, tem a função de introduzir o leitor ao tema, isto é, a partir dela temos uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva.

Uma boa introdução tem de 10 a 14 parágrafos. E deve conter todos os elementos do projeto de pesquisa como: tema, pergunta problema, hipótese, enfim.

Se você ainda não fez seu projeto de pesquisa visite
a categoria "Elementos imprescindíveis antes de redigir um TCC | Projeto de pesquisa" na página principal.

Analisemos a estrutura de uma introdução:

1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho.

3º Parágrafo: Aqui serão citados todos os autores dos livros utilizados, apenas o sobrenome e o ano da publicação do livro entre parênteses, por exemplo: Ferraz (2010).

4º Parágrafo: É o parágrafo no qual vamos expor a pergunta problema.

5º Parágrafo: Apresenta-se a hipótese aqui.

6º Parágrafo: Apresentam-se a justificativa e o(s) objetivo(s). Podemos separar a justificativa dos objetivos em parágrafos. Logo, o parágrafo 7º seria do objetivo.

7º Parágrafo: Introduz do que se tratará o primeiro capítulo e todos os autores citados nele. (Isto só será feito após concluir o trabalho)

8º Parágrafo: Introduz do que se tratará o segundo capítulo e todos os autores citados nele também.

9º Parágrafo: Mesma coisa com o terceiro capítulo, se houver, e assim por diante.

10º e último parágrafo: Será o parágrafo conclusivo da introdução, pode-se colocar a frase: Seguem, por fim, as considerações finais e as referências.

Observações: A introdução ao mesmo tempo que é uma das primeiras tarefas a serem feitas, também é uma das últimas; ou seja, começa-se a elaborá-la no começo do trabalho e termina-se no final, com tudo pronto. Isto acontece porque é muito difícil prevermos todos os autores que serão citados no decorrer das linhas de investigação e elaboração do trabalho.

Os parágrafos 1 e 2 podem ser estendidos para mais do que isto.

Não deixe de ver o próximo tópico neste mesma categoria para analisarmos um exemplo de introdução.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty MODELO DE INTRODUÇÃO ACIMA

Mensagem  Administrador Seg Abr 09, 2012 1:26 am

Este padrão de introdução, apresentado por mim acima, é uma modelo básico. Cabe a cada pesquisador adaptar a introdução a seu gosto, levando em consideração os itens que apontei acima.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty to perdida

Mensagem  claudia franco Seg Mar 18, 2013 12:30 pm

Preciso e uma força nao sei nem por onde começa minha introduçao do tcc que e da sala toda to no 1 ano tecno em hospedagem e estamos na elaboração de um projeto novo na cidade ..

claudia franco

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty RESPOSTA A CLAUDIA

Mensagem  Administrador Seg Mar 18, 2013 12:40 pm

claudia franco escreveu: Preciso e uma força nao sei nem por onde começa minha introduçao do tcc que e da sala toda to no 1 ano tecno em hospedagem e estamos na elaboração de um projeto novo na cidade ..

Claudia, tudo bem?

Isso é normal, ficar um pouco perdido rsrsrs.

Qual é o seu tema? Tente pensar no que você deseja alcançar com o trabalho. Elabore, primeiro, objetivos, problema de pesquisa, hipóteses etc. Acho que assim ficará mais claro para você
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty Sobre os Conceitos

Mensagem  Joelma Maria da Silva Seg Out 14, 2013 4:45 pm

Boa tarde?
Estou fazendo meu TCC,e o tema é "Motivação dentro do ambiente organizacional"
Não sei por onde começar com relação a elaboração desses conceitos.
Grata
Joelma

Joelma Maria da Silva

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty Introdução sobre violencia escolar

Mensagem  Ilza Qua Dez 17, 2014 12:14 am

Boa noite
Eu não estou sabendo como começar minha introdução, quando você fala em contextualizar.

Ilza

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty Hipóteses

Mensagem  Dinha Alencar Qua Jul 29, 2015 5:39 pm

Boa tarde professor!

Estou começando minha monografia do curso de administração de empresas, escolhi o tema Atendimento ao cliente, tendo como problema:
Que fatores levam as empresas a não manterem o foco no cliente, sendo este a razão da sua existência e o principal responsável por sua ascensão ou declínio?
Por que não fazem do atendimento ao cliente um momento mágico capaz de encantá-lo tornando-o fiel para sempre?

 
Sei que as hipóteses são as respostas ao problema, porém, estou com dificuldade em escrevê-las, poderia me dá um exemplo nesse contexto?

Desde já agradeço!!!

Dinha Alencar

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução fácil e descomplicada Empty Re: Introdução fácil e descomplicada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos